Curso de guitarra – Aula 1

A web tem um grande número de recursos disponíveis para como aprender a tocar guitarra. Você pode aprender a tocar escalas, reproduzir músicas, aprender a solar, e muito mais. O problema é que simplesmente não há muitas lições boas de guitarra  disponíveis para alguém que quer começar a tocar guitarra. Estas aulas de guitarra são projetadas para pessoas que possuem (ou não) uma guitarra, mas ainda não sabe a primeira coisa sobre como tocá-la.

O que você precisa para começar a tocar guitarra?

  1. Uma guitarra com seis cordas. Qualquer tipo de guitarra irá funcionar bem.
  2. Uma palheta de guitarra. Qualquer uma vai funcionar bem com um beliscão.
  3. Uma cadeira sem braços.
  4. Uma quantidade razoável de paciência.

O que você aprenderá na Lição um

Até o final deste curso guitarra você terá aprendido:

  • os nomes de muitas partes do violão
  • os nomes das cordas abertas
  • o processo de ajustar a guitarra
  • como segurar e usar uma picareta
  • como tocar uma escala cromática
  • como tocar uma canção simples, usando cordas G maior, C maior e D maior.

Embora existam muitos tipos diferentes de guitarras (acústicas, elétricas, clássicas, elétrica-acústica, etc.), todos elas têm muitas coisas em comum.

curso guitarra

Na parte superior da guitarra na ilustração é o “cabeçote”, um termo geral que descreve a parte da guitarra fixa ao gargalo mais fino do instrumento. Sobre o cabeçote estão as tarraxas que você irá usar para ajustar a afinação de cada uma das cordas da guitarra.

No ponto em que o cabeçote se encontra com o braço da guitarra, você vai encontrar a pestana. Uma pestana é simplesmente um pequeno pedaço de material (plástico, osso, etc.), em que as pequenas ranhuras são esculpidos para orientar as cordas até os sintonizadores.

O braço da guitarra é a área do instrumento que você vai se concentrar numa grande quantidade em que você vai colocar os dedos em vários lugares no pescoço da guitarra, a fim de criar notas diferentes.

O braço da guitarra fica ao lado do “corpo” do instrumento. O corpo da guitarra vai variar muito de guitarra para guitarra. A maioria das guitarras acústicas e clássicas têm escavado corpo, e um “buraco de som”, concebido para projetar o som da guitarra. A maioria das guitarras elétricas têm um corpo sólido, e, portanto, não terá um buraco de som. guitarras elétricas, ao contrário, têm “pick-ups”, onde o “buraco do som” está localizado. Estes “pick-ups” são essencialmente pequenos microfones, que permitem a captura do som das cordas de toque, permitindo-lhes ser amplificado.

Examine o pescoço de sua guitarra. Você vai notar que há tiras de metal que funcionam em toda a sua superfície. Estas peças de metal são referidas como “trastes” sobre uma guitarra. Agora, aqui está o que você precisa para manter em mente: a palavra “traste” tem dois significados diferentes quando usado por guitarristas. Ele pode ser usado para descrever: A peça de metal em si ou o espaço no gargalo entre uma peça de metal e a próxima.

Para explicar melhor, a área do pescoço entre a porca e a primeira tira de metal é referida como o “primeiro traste”.

A área no pescoço entre a primeira e segunda tira de metal é referida como a “segunda casa”. E assim por diante…

Agora que sabemos sobre as partes básicas de uma guitarra, é hora de colocar a mão na massa e começar a aprender a tocar. Arrume uma cadeira sem braços e assente-se. Você deve estar sentado confortavelmente, com as costas contra o encosto da cadeira. Curvar-se significativamente é ruim, pois você não só vai acabar com uma dor nas costas, mas também vai desenvolver maus hábitos na guitarra.

Agora, pegue a sua guitarra e mantenha-na assim que a parte de trás do corpo do instrumento entra em contato com o seu estômago/peito e na parte inferior do pescoço corre paralela ao chão.

A corda mais grossa na guitarra deve ser o mais próximo de seu rosto, enquanto o mais fino deve ser o mais próximo do chão. Se este não for o caso, desligue a guitarra e arrume outra posição. Normalmente, uma pessoa destra vai segurar a guitarra de modo que o cabeçote aponte para a esquerda, enquanto que uma pessoa canhota vai segurar a guitarra de modo que o cabeçote aponte para a direita.

Quando começar a tocar guitarra sentado, o corpo da guitarra vai descansar em uma de suas pernas. Na maioria dos estilos de tocar guitarra, a guitarra vai descansar sobre a perna mais distante do cabeçote. Isto significa que, se uma pessoa tocar guitarra de forma destra normalmente descansará a guitarra em sua perna direita, enquanto que se alguém começar a tocar guitarra de forma canhota vai colocá-la sobre a sua perna esquerda.

Em seguida, concentre-se em sua “mão esquerda” (o lado mais próximo do braço da guitarra, quando sentado na posição correta).

O polegar de sua mão esquerda deve ficar atrás do braço da guitarra, com os dedos em uma posição um pouco enrolado, equilibrado sobre as cordas. É extremamente importante manter esses dedos se enroscaram nas juntas, exceto quando especificamente instruído a não fazê-lo.

Aguarde o próximo artigo para mais aulas de guitarra e aula de canto para iniciantes no Jeepmusic!

Os comentários estão desativados.